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30 de agosto de 2011

Adolescência, cultura, vulnerabilidade e risco


* Ao aluno que responder aqui no Blog à questão proposta, será atribuído 1,0 (Extra) à média do 3º Bimestre, em Filosofia.
* Para as turmas 1ºB, C, D, E e F.
* Data limite para postagem de comentários: 14/09/2011.



Adolescência, cultura, vulnerabilidade e risco

Por: Dra. Maria Ignez Saito

Médica chefe da Unidade de Adolescentes do Instituto da Criança HC - FMUSP. Doutora em Medicina. Departamento de Pediatria FMUSP.


A adolescência deve ser encarada como etapa crucial do processo de crescimento e desenvolvimento cuja marca registrada é a transformação, ligada aos aspectos físicos e psíquicos do ser humano, inserido nas mais diferentes culturas.

As modificações físicas constituem a parte da adolescência denominada puberdade, caracterizada, principalmente, pela aceleração e desaceleração do crescimento físico, mudança da composição corporal, eclosão hormonal envolvendo hormônios sexuais e evolução da maturação sexual, que pode ser acompanhada através do desenvolvimento de caracteres sexuais secundários masculinos e femininos. Evoluem paralelamente às mudanças corporais aquelas de ordem psico-emocional, que foram, por Knobel e Aberastury, reunidas na Síndrome da Adolescência Normal. Constituem características importantes dessa síndrome a busca da identidade, a tendência grupal, o desenvolvimento do pensamento conceitual, a vivência temporal singular, a evolução da sexualidade, havendo, por vezes, um descompasso entre o corpo pronto para a reprodução e o psíquico despreparado para esse evento.

Enquanto a puberdade é parâmetro universal, repetindo-se de maneira muito semelhante para todos os indivíduos, a adolescência é praticamente única, singular para cada um, sofrendo inclusive influências socioculturais, o que a faz ser vivenciada de maneira diferente até por indivíduos da mesma família.

Para que possam ser analisadas as relações entre adolescência e cultura, faz-se necessário o entendimento da cultura como a maneira pela qual um grupo se estrutura e configura suas relações sociais. A cultura faz com que a conduta humana seja previsível dentro de um certo leque de possibilidades, variável em cada sociedade. É relevante lembrar que o conceito de adolescência não nasceu com o início dos tempos, mas delineou-se como resultado da reflexão humana sobre a singularidade dessa etapa de passagem entre a infância e a adultícia. Esse período é extremamente relevante para a construção do sujeito individual e social, devendo ser porém considerada sua vulnerabilidade e risco.

Chega-se, então, à conclusão de que a própria adolescência é uma invenção da cultura, um produto da industrialização, da tecnologia, da mídia, da globalização, exigindo uma contínua adaptação para que o adolescente ingresse como sujeito na vida adulta.

A cultura permeia, sem dúvida, o processo de socialização, que já foi definido como "o processo pelo qual um indivíduo aprende e adota idéias, crenças, atitudes, normas e valores de cada sociedade". A resposta do adolescente será mais ou menos adequada dependendo de sua história de vida e do seu grau de adaptação à sociedade em transformação.
(...)

Em relação ao adolescente propriamente dito, risco e vulnerabilidade estão muito ligados às características próprias do desenvolvimento psico-emocional dessa fase da vida. A busca de identidade leva ao questionamento dos padrões adultos e, portanto, da autoridade de pais, professores... A exposição ao novo funciona como um grande desafio vinculado à onipotência do adolescente que se julga sempre vencedor; por outro lado a timidez e a baixa auto-estima podem torná-lo potencialmente frágil, levando-o à vinculação com soluções externas inadequadas para os seus problemas (uso de drogas).

A tendência grupal induz muitos jovens a assumirem comportamentos para os quais não estão preparados – experimentar drogas, iniciar relacionamento sexual, entre outros. Na vivência temporal singular, misturam-se ansiedade, desejo de viver tudo rápido e intensamente, não havendo lugar para a espera ou julgamento.

As vivências da sexualidade trazem também possibilidades de risco como a gravidez precoce; a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis; o aborto, que podem comprometer o projeto de vida ou até a própria vida.

A família é o primeiro grupo de referência na história dos indivíduos. Famílias desestruturadas contribuem para o esgarçamento da personalidade, tornando as pessoas frágeis e vulneráveis, podendo assim favorecer a inserção do risco. A ausência do afeto impossibilita a introjeção do mesmo, criando um vazio a ser preenchido das mais diferentes maneiras, que podem envolver inclusive a gravidez precoce e seus desdobramentos.

O modelo familiar funciona também como fator de proteção, onde estão presentes o amor, o compromisso, o respeito, o diálogo e também os limites que devem ser colocados com autoridade e afeto e nunca com autoritarismo. É necessário que o maior ensinamento seja o uso da liberdade vinculado à responsabilidade.


Fonte: http://pediatriasaopaulo.usp.br/upload/html/473/body/01.htm. Acesso em 30/08/2011.

A partir da leitura atenta do texto, responda às seguintes questões:

a) Quais são os problemas apontados pelo texto, vividos pelos jovens entre os 12 e os 18 anos que caracterizam a chamada Síndrome da Adolescência Normal?

b) De que forma eles podem ser encarados pela família e pela sociedade?

c) "A busca de identidade leva ao questionamento dos padrões adultos e, portanto, da autoridade de pais, professores..." Discuta esse trecho do texto.

5 comentários:

  1. A) Constituem características importantes dessa síndrome a busca da identidade, a tendência grupal, o desenvolvimento do pensamento conceitual, a vivência temporal singular, a evolução da sexualidade, havendo, por vezes, um descompasso entre o corpo pronto para a reprodução e o psíquico despreparado para esse evento.

    B)A adolescência deve ser encarada como etapa crucial do processo de crescimento e desenvolvimento cuja marca registrada é a transformação, ligada aos aspectos físicos e psíquicos do ser humano, inserido nas mais diferentes culturas.

    C)Quando a pessoa esta em busca de identidade ela esta conhecendo novos "mundos", novas descobertas e com isso ela as vezes acabam contrariando os pais ou professores, pois, os mesmos dizem que ainda nao esta na hora de fazer o que esta fazendo, e essa è a hora que as mulheres por exemplo engravidam, os pais querem proibir ela de namorar, entao namora escondido e faz coisas que talvez nao fariam se houvesse o consentimento dos pais.

    Aline Dias da Silva 1ºF CECA

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  2. A)Constituem características importantes dessa síndrome a busca da identidade, a tendência grupal, o desenvolvimento do pensamento conceitual, a vivência temporal singular, a evolução da sexualidade, havendo, por vezes, um descompasso entre o corpo pronto para a reprodução e o psíquico despreparado para esse evento.

    B)Enquanto a puberdade é parâmetro universal, repetindo-se de maneira muito semelhante para todos os indivíduos, a adolescência é praticamente única, singular para cada um, sofrendo inclusive influências socioculturais, o que a faz ser vivenciada de maneira diferente até por indivíduos da mesma família.

    C)Em cada fase da vida ocorre uma transformação, e essa transformação está ligada entre cada convivio, em casa os patrões seria nossos pais, que corrigem, cuidam, educam, etc.
    Já na escola os professores seriam nossos patrões da educação, alem de dar aula eles passam credibilidade do ensino, por via das duvidas o ensino e fundamental para todos os adolescêntes.

    Thays de Oliveira Sarnento
    Cristina Rodrigues de Azevedo
    Fabrício Henrique dos Santos Oliveira

    ( 1°"B" )Sala 15

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  3. A)Constituem características importantes dessa síndrome a busca da identidade, a tendência grupal, o desenvolvimento do pensamento conceitual, a vivência temporal singular, a evolução da sexualidade, havendo, por vezes, um descompasso entre o corpo pronto para a reprodução e o psíquico despreparado para esse evento.

    B)A adolescência é unica para cada um.Mas sempre sofre influência da sociedade,cada qual com a sua maneira de viver .Sendo assim diferentes até mesmo de indivíduos de uma mesma família.

    C)Hoje em dia, o que mais se vê são adolêscentes querendo ser adultos rapidamente.Buscam os seus próprios seguimentos , fazem suas próprias vontades.Pondo assim em questionamento, o seu modo de agir e de viver aos olhos dos adulots ,pais ,professores e toda a sociedade.


    Alunos:Azenate Alves do Ouro
    Daniela Vieira da Silva
    Pedro Paulo Sousa Lopez
    Série:1° B Sala 15 /C.E.C.A

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  4. A) Constituem características importantes dessa síndrome a busca da identidade, a tendência grupal, o desenvolvimento do pensamento conceitual, a vivência temporal singular, a evolução da sexualidade, havendo, por vezes, um descompasso entre o corpo pronto para a reprodução e o psíquico despreparado para esse evento.

    B) A adolescência é praticamente única, singular para cada um, sofrendo inclusive influências socioculturais, o que a faz ser vivenciada de maneira diferente até por indivíduos da mesma família. Por isso acredito que a adolescência deveria ser encarada como parte da vida normal.

    C)A adolescência é marcada por essas desavenças, contradições e a famosa rebeldia. A adolescência é a melhor fase para se estudar a filosofia, é quando eles estão começando a criar suas próprias ideias, tomando suas próprias decisões, sendo elas certas ou erradas. "Conta certa história, que depois de muitos anos um líder de uma tribo ficou doente, estava quase para morrer. Havia um jovem o qual deveria substitui-lo. Sabendo que o velho líder morreria, foi ter com ele. Estando junto a sua cama, pediu conselhos ao sábio líder que quase sem voz respondeu; que toda sua sabedoria, ele havia recebido em sua juventude, onde aprendeu com seus próprios erros. Dizendo isto logo ele morreu."
    O jovem, como rebelde só aprende com seus próprios erros, não dando ouvidos aos seus pais, familiares, professores, etc. Diz certo provérbio que "só se adquire sabedoria escutando os mais velhos ou dando com a cabeça na parede”. A maioria dos adolescentes preferem dar com a cabeça na parede ou como dizemos: "quebrar a cara". Buscando saber o que é, o jovem vem a ser um ignorante a respeito da verdade, não sabendo o que ela é, mas apanhando até aprender.

    Bruno Soares da Silva
    1ºB-Sala 15
    C.E.C.A

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  5. ALUNAS: Maria Fernanda Dias Silva
    Gisele Ribeiro da Silva
    Lana Jheniffer Postes Guandara
    Denise.....


    SÉRIE: 1°B TURNO:Matutino
    SALA: 15


    A) Os jovens passam por um momento que estam frágeis e tem que ter o apoio dos amigos e principalmente da família. A falta de amor ou de atenção pode gerar um problema muito comum hoje em dia a gravidez na adolescência, o uso de drogar entre outros problemas.




    B) Tendo mais compreenção,entendendo a fase pelo que essa pessoa esta passando e dando muito carinho, pois muitas vezes é por revolta que os jovens fazem coisas erradas.





    C)Existem jovens que pulam sua fase da adolescência e ja passam a ser adultos muito rapidamente e passam a ser muitos mais rigorosos que muitos. Outros por escolha própria já querem fazer coisas que adultos fazem e na verdade perdem a melhor coisa da vida que é a juventude.


    >>Beijos pissora<<

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