01_ O romantismo foi um movimento cultural que se iniciou no final do século XVII e predominou durante a primeira metade do século XIX, envolvendo a arte e a filosofia. Quais são as principais características do romantismo?
02_ A conformação atual da bandeira do Brasil é um reflexo da influência do positivismo de Augusto Comte na política nacional. Na bandeira lê-se a máxima política positivista “Ordem e Progresso”, surgida a partir da divisa comteana “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por meta”, representando as aspirações a uma sociedade justa, fraterna e progressista. De que maneira podemos dizer que o positivismo de Augusto Comte influenciou a política brasileira nos primeiros anos da República Velha?
03_ (UFPB 2009) (Adaptado) Leia o texto abaixo:
“[...] o primeiro pressuposto de toda a existência humana e, portanto, de toda a História, é que os homens devem estar em condições de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e algumas coisas mais. O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam a satisfação destas necessidades, a produção da própria vida material, e de fato este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje, como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.” MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.
As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale as alternativas verdadeiras.
a) A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos.
b) O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção.
c) As sociedades, para Marx, não podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana.
d) Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal.
e) A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção rompia com a idéia, bastante comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos “grandes homens”.
04_ Na teoria de Karl Marx (1818-1883), o capitalismo tem como base a exploração da mão de obra do proletário, que para sobreviver vende a única mercadoria que possui que é a sua capacidade de trabalhar. De acordo com a teoria de Marx explique os conceitos de:
a) Mais-valia;
b) Modo de produção;
c) Relações de produção.
05_ Na teoria marxista, Karl Marx, afirma que a história da humanidade tem sido a história da exploração do homem sobre o homem. Por esse motivo, segundo ele, caberia à classe trabalhadora (proletariado) transformar, por meio da revolução, o modo de produção vigente à sua época. De que forma a luta de classes poderia resolver essa questão?
06_ “A partir da segunda metade do século XX, inicia-se uma nova fase de processos tecnológicos, decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, denominada Terceira Revolução Industrial ou revolução tecnocientífica. Como resultado, temos a aplicação quase imediata das descobertas científicas no processo produtivo. Esse fato proporcionou a ascensão das atividades que empregam alta tecnologia em sua produção. Como exemplos da Terceira Revolução Industrial temos: a informática, que produz computadores, e softwares; a microeletrônica, que fabrica chips, transistores e produtos eletrônicos; a robótica, que cria robôs para uso industrial; as telecomunicações, que viabilizam as transmissões de rádio e televisão, telefonia fixa e móvel e a Internet; a indústria aeroespacial, que fabrica satélites artificiais e aviões; e a biotecnologia, que produz medicamentos, plantas e animais manipulados geneticamente.”
Disponível em: SCHEIN, Pedro.Terceira Revolução Industrial.
http://www.coladaweb.com/historia/terceira-revolucao-industrial. Acesso em: 07/04/2011.
Considerando os avanços tecnológicos alcançados pelas sociedades contemporâneas, principalmente após a III Revolução Industrial, escolha uma área do conhecimento afetada por estas inovações e comente os benefícios e riscos dessa inovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.