Total de visualizações de página

29 de janeiro de 2012



Roteiro para trabalho em vídeo_ Juventude e criminalidade

Proposta
                Em grupos, vocês devem preparar e apresentar para os colegas um programa de TV em que discutam as causas da criminalidade entre jovens.

Objetivo
                O objetivo é refletir sobre as causas que levam os jovens a práticas ilegais, das mais simples infrações aos crimes violentos e às drogas ilícitas, e propor soluções.

Área envolvida
                Linguagens e códigos. A professora de Língua Portuguesa poderá auxiliar o grupo na elaboração e na adequação do texto à linguagem própria da televisão. No caso das drogas, os professores de Química e Biologia poderão ajudar informando a composição e os efeitos de cada droga no organismo humano.

Prazo de entrega e apresentação dos vídeos
                2ª semana de Março.

Roteiro
1.       Elaborar a pauta: a pauta é a lista dos assuntos dos quais os grupos vão tratar no programa de TV. Um ou mais dos subtemas a seguir podem ser abordados no programa.
ü  Educação de criminalidade: como a escola pode colaborar para evitar que a criminalidade atinja o jovem?
ü  Contexto social e criminalidade: que situações e contextos sociais podem conduzir os jovens a consumir drogas e praticar crimes?
ü  Drogas: as drogas representam uma porta de entrada para a criminalidade?
ü  O sistema de recuperação e adolescentes: os internados em estabelecimentos de recuperação de adolescentes (como a Fundação Casa e a Funabem) recebem tratamento que lhes permite retornar ao convívio social? Nesses locais, educa-se ou ensina-se a ser criminoso?
ü  Novas iniciativas para a ressocialização do jovem infrator: os governos e os poderes Legislativo e Judiciário têm efetivado ações e políticas públicas para garantir que os infratores sejam recuperados?

2.       Coletar dados e informações: definida e pauta, vocês devem pesquisar, em revistas, jornais, sites, informações sobre os diversos aspectos dos(s) subtema(s) escolhido(s). Podem também pode pedir a um jurista ou advogado, um psicólogo ou sociólogo, indicações de pessoas que possam contribuir com as pesquisas, sugerindo publicações e sites.
3.       Levantar fontes: na terceira etapa do projeto, vocês devem definir os entrevistados, que podem ser especialistas direta ou indiretamente envolvidos com o assunto (juristas, advogados, líderes religiosos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, agentes da justiça e da polícia, etc. ou jovens acolhidos no sistema de recuperação de infratores).
4.       Realizar as entrevistas: nessa fase, vocês devem preparar o roteiro, redigir as perguntas com base nas informações selecionadas e definir data e horário com os entrevistados.
5.       Elaborar a pré-edição: vocês devem selecionar os conteúdos que serão aproveitados no programa e gravar os trechos escolhidos.
6.       Realizar a narração: nessa etapa, se deve elaborar um roteiro e um texto narrativo para contextualizar e “amarrar” as matérias e entrevistas.
7.       Providenciar a sonorização: selecionar músicas e efeitos sonoros para destacar as partes que comporão o programa.
8.       Apresentar o trabalho: na etapa final, os grupos devem exibir para a classe o programa que deve ser previamente gravado (trazer em pen drive ou cartão de memória).

Sugestão de fontes de pesquisa:

Cadernos de Saúde Pública
                Nesse endereço eletrônico, é possível acessar o texto da palestra “A violência na adolescência: um problema de saúde pública”, proferida por Maria Cecília de Souza Manayo, na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, e publicada em Cadernos de Saúde Pública, v. 6, n. 3, se. 1990.

Fundação Casa
Disponível em: http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/index.php . Acesso em 29/01/2012.
                Página eletrônica da fundação do governo paulista para menores infratores.

Fundação para a Infância e a Adolescência
Disponível em: http://www.fia.rj.gov.br/ . Acesso em 29/01/2012.
                Site da instituição de apoio a crianças e adolescentes do governo fluminense.

Jus Brasil
Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/topicos. Acesso em 29/01/2012.
                Site com textos de leis e artigos sobre criminalidade e programas de ressocialização.

Aparecida em Foco
                Site de mídia independente criado por Brunno Moreira, morador do setor Colina Azul, onde se podem encontrar coberturas policiais desde Julho de 2011 nos setores vizinhos. Disponível em: http://www.aparecidaemfoco.net/. Acesso em 29/01/2012.

Clécio Teles
Disponível em: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002507455799. Acesso em 29/01/2012.
                Página pessoal do 2º tenente da Polícia Militar Clécio Teles, onde se podem ver vídeos de prisões efetuadas pela PM, e textos sobre a criminalidade em Goiás.