Ida ao Centro Cultural Martim Cererê para assistir ao espetáculo
“Papo Calcinha” da Cia Stars
Data: 09/05/11 (segunda-feira)
Valor: R$ 10,00 (entrada e ônibus)
Professores responsáveis: Ariane Marzzio, Edson Barbosa e Ana Paula.
Obs.: Aos alunos que forem serão atribuídos 2,0 pontos na matéria de Sociologia.
Série: 2ª Turmas: A, B, C e D.
Série: 3ª Turmas: A, B e C.
O espetáculo “Papo Calcinha”, aborda com humor as dúvidas sobre a sexualidade que surgem a partir da adolescência. Para escrever o texto, a autora Alessandra Cifali contou com o auxílio de alguns profissionais especializados como: infectologistas, psicólogos, ginecologistas e pedagogos.
Em 2004,a dramaturgia Papo Calcinha participou do Festival Tanto Mar, no Rio de Janeiro e, premiada juntamente com outras 14 dramaturgias, foi lançada em livro, pela Senac Rio e pela Ong X Brasil. O livro Aids e Teatro- 15 dramaturgias de prevenção, com apoio de Dráuzio Varella, está a venda nas melhores livrarias, e foi distribuído gratuitamente em instituições, faculdades e grupos teatrais, no Brasil e nos países de Língua Portuguesa.
Em Goiânia, o espetáculo Papo Calcinha, da Cia Stars foi apresentado pela primeira vez em maio de 2006. Foi montado por Karulyne Martins que ao ter contato com o texto se encantou e resolveu trazer o projeto, que já havia sido produzido com grande êxito em São Paulo e Rio de Janeiro, para Goiânia.
Desde então, foram realizadas inúmeras apresentações para jovens e adultos, no interior de Goiás e no Tocantins. Por possuir uma linguagem atual, o espetáculo agrada pessoas de todas as idades. Em 2007, foi apresentado na Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (Tenpo) sendo considerado um dos melhores espetáculos pelo público.
A Cia Stars utiliza o espetáculo Papo Calcinha com o intuito de usar o teatro como uma arma contra a falta de informação que tem levado adolescentes e jovens a corromper sua história de vida. Este projeto é de caráter cultural, educativo e didático. Além de propagar arte, informação, conhecimento e lazer, o espetáculo tem a preocupação de transformar, conscientizar e alertar mentes contra a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a Aids. Entre os temas abordados estão o incentivo ao uso da camisinha, gravidez indesejada e aborto, métodos contraceptivos entre outros.
Cinco garotas entre 16 e 19 anos conversam e discutem sobre virgindade, diferenças entre homens e mulheres, menstruação, ejaculação, orgasmo, homossexualismo, gravidez, métodos contraceptivos, AIDS e preconceito.
Camila acha que esta grávida. Cátia não sabe se quer perder a virgindade. Carol só quer saber de “ficar”. Carla se faz de sabichona e Carina guarda um segredo.
Cinco garotas, cinco realidades, mas uma única preocupação, será que estamos nos protegendo?