Total de visualizações de página

21 de março de 2011

Santa Dica: encantamento do mundo ou coisa do povo.

Link para aula em PPT sobre Santa Dica, para o 9º ano do Ensino Fundamental.

http://www.authorstream.com/Presentation/arianemarzzio-904561-santa-dica/

Explicação científica das 10 pragas do Egito antigo

Texto complementar ao conteúdo da 1ª série do Ensino Médio _ Egito


Explicação científica das 10 pragas do Egito antigo

Autor: Edgard A. Cunha. Jr

                Não vou tentar aqui quebrar a fé de ninguém, pois não tenho intenção nenhuma disso, apenas demonstrarei a explicação cientifica, e, plausível, para as 10 pragas do Egito.
                Como sabemos a Bíblia foi escrita por profetas e quando Constantino oficializou a religião católica na Roma antiga, ele separou muitos livros e partes de livros, deixando apenas na obra livros que mostravam milagres divinos do Deus Jeová e no novo testamento apenas livros que mostrassem um Jesus santo e não o Homem que ele foi.
                Vamos voltar às 10 pragas:
1º praga: Por volta de 1400 a.C. as águas do Nilo viram sangue (nada que não tenha acontecido antes ou depois). Uma mudança climática repentina esquenta a água do Nilo e provoca a reprodução descontrolada de Pfiesteria, uma alga que provoca hemorragias nos peixes, matando-os e intoxicando as águas com sangue e dando a coloração nas águas do rio.
2º praga: Infestação de rãs - como sabemos peixes comem ovos de rãs, se não haviam peixes, aqueles ovos se transformariam em rãs e como o rio estava contaminado as rãs fugiam para a cidade e se daria numa infestação de rãs.
3º praga: Mosquitos (piolhos) atormentam homens e animais - Com a morte das rãs em terra surgiram diversos insetos entre eles mosquitos e piolhos.
4º praga: Moscas escurecem o ar e atacam os animais - Surge a mosca dos estábulos que ataca os animais.
5º praga: Uma peste atinge os animais - Os piolhos Maruim, com o vírus da língua azul mataram 70% do rebanho, essa é a mesma doença da peste eqüina africana.
6º praga: Pústulas cobrem homens e animais - O mormo, uma doença eqüina que também ataca o homem é transmitida pelas moscas do estábulo, provavelmente ela foi a peste que afetou os egípcios, já que provoca úlceras na pela, como descreve no êxodo.
7º praga: Fogo no céu - O calor intenso quando se combina com uma frente fria, pode causar chuvas de granizo, o que destruiria com certeza a plantação; e tempestades elétricas, o que daria a impressão de fogo no céu.
8º praga: Nuvem de gafanhotos - Após a tempestade vem a ventania, que poderia mudar o curso dos gafanhotos etíopes.
9º praga: Escuridão por três dias - Uma tempestade de areia, o que seria bem plausível devido ao clima que ficou, pode durar dias e com certeza encobre a luz do sol.
10º praga: A morte dos primogênitos - O cereal foi guardado num celeiro, devido às tempestades esses celeiros ficaram úmidos e certamente os cereais emboloraram, outro fator das tempestades, foi a escassez de comidas, já que a plantação foi destruída. Por tradição no Egito antigo, quando há falta de comida os primogênitos tem a preferência na alimentação, então certamente eles comeram os cereais embolorados primeiro e em bem mais quantidades o que resultou em suas mortes.

                Como vimos são apenas teorias, mas explicam bem essas pragas, não que isso seja verdade, mas porque dar tanto crédito ao êxodo se ele também foi escrito por um homem com pouquíssimo conhecimento cientifico.

Disponível em: http://pt.shvoong.com/humanities/1759611-explica%C3%A7%C3%A3o-cientifica-das-10-pragas/. Acesso em: 16/04/08.

20 de março de 2011

Aulas em PPT

Neste link você poderá baixar as aulas em PPT e revisar o conteúdo visto em sala.
Lá estão disponíveis todas as aulas ministradas em PPT a partir deste ano de 2011 nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.
Divirta-se!

Aula sobre Filosofia Medieval

Aula para a 2ª série do Ensino Médio em Filosofia
http://www.authorstream.com/Presentation/arianemarzzio-902210-filosofia-na-idade-medieval/

Não penso, Não existo, Só assisto.

Só para refletir:
(Visto em uma rua da Lapa - RJ)

(...) O povo escolheu a Globo... isso é:
a) Globalização;
b) Falta de TV por assinatura.