A Wikipédia é uma maravilha! É uma enciclopédia em nossas mãos! É mais do que a Enciclopédia Britânica! A Wikipédia é confiável pois, além de tudo, tem um pessoal que verifica e valida as informações que são colocadas!
Para quem faz uma pesquisa apressada, o Wikipédia é o paraíso; para os alunos, uma mão na roda, afinal, tudo aquilo que o professor pediu está lá, direitinho, bem escrito e resumido. É só copiar e colar!
Pelo amor de Deus! Digo, repito e trepito: cuidado com a Wikipédia.
Tem artigos bons, tem. Tem informações diferentes, tem. Mas por favor, não usam a Wikipédia como única fonte de pesquisa. Usem, NO MÁXIMO, como ponto de partida. A beleza da Wikipédia é o canto da sereia que devorava os marinheiros na Odisséia!
Quando lemos a Enciclopédia Britânica, sabemos que tem por detrás daqueles verbetes uma série de especialistas. Na Wikipédia, não sabemos quem escreve, quem reescreve, quem re-reescreve, e por aí vai. E nisso, entram questões ideológicas de quem escreve, de quem reescreve, de quem re-reescreve etc etc
Aqui vai o exemplo claro do que digo.
Estava fazendo uma pesquisa na internet sobre a Alemanha nazista e o primeiro link que apareceu no Google foi o verbete
Adolf Hitler da Wikipédia. Logo nos primeiros parágrafos, aparece a seguinte informação (?) (os negritos são meus)
“Documentos apresentados durante o Julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados – tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeus – foram perseguidos no que se convencionou chamar de Holocausto.[3] Apesar da falta de documentos que comprovem tal, a maioria dos historiadores consentem que a maior parte dos mesmos perseguidos foi submetida a Solução Final, enquanto certos seres humanos foram usados em experimentos médicos ou militares.”
Esse parágrafo é extremamente perigoso. Primeiro, os documentos referentes ao nazismo não indicam que grupos minoritários foram perseguidos. Os documentos comprovam, testemunham, provam, revelam, mostram, mas jamais indicam, pois o indicar pode sugerir um erro.
E que história é essa de apesar da falta de documentos??? Que documentos esses neonazistas, escondidos sob o pretexto de serem revisionistas querem? Não basta o julgamentos de Nuremberg, não bastam os vídeos feitos pelos próprios nazistas mostrando pessoas sendo enterradas em valas comuns aos milhares, não bastam as fotos que mostram os horrores dos campos de concentração, não basta o reconhecimento do governo alemão de que os crimes do nazismo aconteceram, não bastam os relatos dos sobreviventes?
Na versão que está no ar, no dia de hoje (3 de novembro de 2009), estes e outros absurdos estão lá, em meio a discussões extremamente úteis sobre o fato de Hitler se dizer vegetariano mas gostar de comer linguiça alemã.
Por isso, e muito mais, repito.
Cuidado com o Wikipédia!